Café da Manhã reúne Agentes de Saúde e de Endemias do Estado
Canindé de São Francisco/SE - Mesmo com as fortes chuvas ocorridas no Estado de Sergipe durante a madrugada desta segunda-feira (04), o deputado federal André Moura manteve o Café da Manhã oferecido para os Agentes de Saúde e de Combate a Endemias de Sergipe, no Clube de Oficiais da Polícia Militar, para tratar do PL 7495/06 que fixa o Piso Salarial da categoria.
Durante o evento, André Moura, que é o interlocutor entre os Agentes e o Governo Federal, fez um breve relato do ocorrido nas dezenas de reuniões com os ministros da Saúde, Alexandre Padilha; Relações Institucionais, Ideli Salvatti; e representantes da Confederação Nacional dos Agentes de Saúde - CONACS .
Os principais impasses, segundo o parlamentar sergipano, eram a inclusão dos Agentes de Endemias no acordo feito e o plano de carreira para a categoria. O Governo já percebeu que os Agentes de Endemias não serão excluídos e também receberão o mesmo piso dos Agentes de Saúde, além de não abrirmos mão do plano de carreira que garante a todos os benefícios da lei, explicou André.
Para o secretário-adjunto de Saúde de Riachuelo, Marcondes Hipólito, que também é Agente de Saúde, a luta do deputado André na defesa do Piso tem muita importância para a valorização dos trabalhadores do setor. O deputado André Moura está sendo fundamental para a nossa causa em Brasília. Sem ele não teríamos avançado tanto. A fixação de um piso salarial, a criação de um Plano de Carreira faz com que tenhamos reconhecimento e todos saibam de nosso papel na prevenção e no auxílio ao tratamento de doenças crônicas como a hipertensão e o diabetes, ressaltou.
Também apoiando a causa dos Agentes, o senador Eduardo Amorim esteve presente e informou que, juntamente com o deputado André, indicarão, em seu orçamento, emendas conjuntas para a compra de seis mil tablets para serem utilizados no trabalho dos profissionais. Serão cerca de seis milhões de reais. Iremos conversar com outros parlamentares para que também indiquem conosco, mas de pronto saibam que a minha e a de André já está garantida, uma vez que o Orçamento a partir do próximo ano será impositivo, afiançou.
Concluindo, André Moura informou que o motivo de reunir os agentes em Aracaju foi saber o que a categoria do Estado quer e apresentar para a CONACS, e que hoje, às 18h, tem uma reunião com a ministra Ideli Salvatti, onde seguindo as orientações do CONACS, aceitarão a proposta do repasse de 850 reais para o pagamento dos salários este ano e que a partir do próximo ano o reajuste será pelo índice que crescimento do PIB chegando ao valor de R$ 938,15. Com esse reajuste, a partir de 2015, em quatro anos o valor do piso chegará ao proposto no PL que é de dois salários mínimos. E no próximo dia 12 conseguiremos aprová-lo sem nenhuma obstrução por parte do Governo Federal.
AssCom/AM
0 comentários:
Postar um comentário