"Toda criança merece ser feliz"
Canindé de São Francisco/SE - Artigo de autoria da Professora Eleonora Albuquerque que nos remete a refletir sobre o Dia da Criança e o papel da sociedade para com elas.
Tão bom presentear as crianças com brinquedos e guloseimas [...] observar seus rostinhos risonhos e felizes, afinal, “toda criança merece ser feliz”, pois a partir dessa máxima, teremos no futuro, adultos que guardarão da infância belas recordações, sem sequelas emocionais. É bom mesmo fazer as crianças felizes no dia 12 de outubro!
No entanto, pensar em fazer uma criança feliz, exige uma maior atenção quanto as suas necessidades, que vão desde ao contexto familiar, social, econômico e educacional. As crianças hoje podem ser consideradas, como citava o pensador Jean-Jacques Rousseau, “adulto em miniatura” convivendo com as necessidades mais elementares, saúde, alimentação, vestuário, desatenção, desafeto, além de viverem em situação e ou risco de vulnerabilidade social, tendo por força motriz as drogas, prostituição infantil, abuso sexual, dentre outras mazelas sociais.
Todos sabem que o dia 12 de outubro, dedicado a homenagear as crianças, é uma data, a exemplo de muitas, criada para que o comércio venda seus produtos. O que não torna inválida a grandiosidade dessa data, bem como, o fato de todos propiciarem com que as crianças se sintam felizes nesse seu dia. Apenas, trata-se de uma reflexão que quer chamar a atenção da sociedade para o fato de que essas crianças precisam de muito mais, pois o brinquedo quebra e se estraga com o passar do tempo, mas, a memória que essas crianças guardarão de sua infância, ficará para sempre.
Que essa data sinalize maior participação da sociedade civil e das politicas públicas no sentindo de fazer com que essas crianças, realmente, sejam felizes todos os dias de suas vidas, tendo afeto e atenção, alimentação, segurança e educação e acima de tudo, que não sejam vulneráveis ao submundo das drogas, prostituição, abuso sexual e trabalho infantil.
0 comentários:
Postar um comentário