COHIDRO: Estação de Captação de água está abandonada oferecendo risco social
Estação de Captação da COHIDRO (Revista Canindé) |
Canindé de São Francisco/SE – Um patrimônio público que poderia ser aproveitado para ser usado de tantas maneiras interessantes hoje serve de lugar para uso de drogas, prática de seco e até de esportes radicais. Uma situação é muito interessante dizer: o público que faz uso do local são, na maioria, jovens. Sexo, droga e esportes radicais.
Interior da Estação |
A Estação de Captação de água da COHIDRO em Canindé foi construída para abastecer a cidade e os lotes que fazem parte do Projeto Irrigado de Canindé na década de 1980. Ficou em atividade por menos de quinze anos e foi desativada porque não era mais interessante o seu funcionamento já que o sistema se modernizou e evoluiu consideravelmente tornando-a assim obsoleta para a proposta inicial. Até ai, se assim proceder, tudo bem, contudo, o local tem condições de ser aproveitado.
Acesso para a Estação |
Depois que foi desativada a então Estação de Captação a COHIDRO recolheu o que era mais interessante e desprezou cabos de eletricidade e outros equipamentos e o próprio patrimônio público que é o mais interessante nisso tudo.
Interior da Estação |
A Estação tem uma estrutura grandiosa. Foi bem projeta e construída, além de está bem localizada oferecendo um campo de visão que permite visualizar todo o paredão da barragem de Xingo com seus cabos de transmissão, o escoadouro também chamado de vertedouro, a correnteza do rio, a vegetação das serras do lado de Alagoas e Sergipe, a prainha beira rio e a vida urbana dos moradores ribeirinhos e por fim toda a extensão do rio São Francisco até próximo da cidade de Piranhas/AL se assim a vista permitir. É um local para ser ricamente aproveitado para “N” finalidades.
Vista para o canion |
O que chama a atenção é que, depois de quase duas décadas de desativada, a Estação continua desprezada sem haja uma visão social de aproveitamento para tal empreendimento. Tal patrimônio público poderia servir, depois de uma reforma, de centro turismo, um mini laboratório de pesquisas para estudantes, observatório estudantil, unidade de treinamento, unidade do corpo de bombeiros, escola ou tantas outras boas ideias que podem, se quiser, ser muito bem idealizadas e colocadas em práticas.
Pixações |
Pixações |
Ao invés de ser aproveitada para as finalidades sugeridas, ou as que sejam pensadas, hoje a Estação de Captação é um lugar imundo e cheio de fezes por todos os lados. Sujeira de todos os tipos em abundância. Resto de alimento, vasilhames de refrigerantes, cervejas, vidros despedaçados, paredes riscadas. Triste, frio e inóspito, abandonado e sem atenção, ele oferece risco social em saúde e segurança além de promover às práticas do sexo livre e libertino por parte de jovens e adultos alheios ao risco que o local oferece. Recentemente um dos cômodos estava sendo, ou ainda continua, usado por um casal de moradores de rua e, segundo relatos, até de ponto de venda de drogas a antiga Estação de Captação já foi usada. A situação não pode continuar e seria interessante que fosse levada ao Ministério Público para ser tomadas as devidas providências e interditar o local responsabilizando ao Estado e Município pela desatenção e abandono do evento que se configura como crime de esbulho. Alguma providência precisa ser tomada e urgente.
![]() |
Delmiro Gouveia |
Outra situação que vem ocorrendo é o fato de que jovens estão usando o local para a prática, quando de diz, para o uso de esportes radicais onde se jogam de queda livre até a água de uma altura de mais de trinta metros. Falar dos riscos dessa prática seria dispendioso onde todos sabem que desde fraturas na cervical podem acontecer inanição devido ao impacto na água. É toda uma situação que faz parte do contexto.
![]() |
Albano Franco |
Dentro da nave central existem vários buracos de túneis que foram deixados quando da extração dos canos de água que bombeavam o liquido para a finalidade disposta. Tais cavidades/orifícios são enormes e dá capacidade para passar uma pessoa adulta. Se um pequeno desleixo acontecer com qualquer um que se aventure, a fatalidade poder vir a acontecer. Nas laterais, ainda dentro da nave, as janelas em flandres estão sendo arrancadas e levadas como roubo. A passarela que dá acesso entre a Estação e a Casa de Máquinas é extensa e hoje encontra-se sem proteção lateral oferendo risco a quem se aventure em fazer o pequeno percurso de mais de cinquenta metros. Interessante é que nenhuma dessa observações jamais foram feitas ou denunciadas. Por que? Falta de visão social? Desconexão com os problemas da nossa realidade local? Falta de visão empreendedora? Falta de atenção política? Desatenção do Estado e do Município e de toda uma sociedade que só olha para o próprio umbigo e não vê que somos todos conectados por uma “teia social” onde o problema é de todos? Onde está o Poder Legislativo Municipal que nunca observou a situação? Onde está a imprensa local como veículo investigativo e de denúncia que nunca se pronunciou? A polícia sabe? E a justiça, tem conhecimento do fato? O que pode ser feito de aproveitamento para esse local nesse novo prisma da nova gestão do Prefeito Heleno Silva? Qual é a resposta que pode ser dada?
Buracos dentro da Estação |
Num Brasil cheio de contrastes sociais onde obras faraônicas surgem em plenos desertos debilitando nossa economia não mais é possível observar tais situações. Outro exemplo, bem próximo a Estação de Captação, é a arquitetura onde funcionava o Projeto Xingó que foi construída pelo Consórcio de Obras da CBPO para ser o escritório da obra de construção da barragem de Xingó e foi aproveitado pela CHESF para abrigar a sede do projeto aqui na região e hoje encontra-se abandonado com equipamentos caríssimos e uma estrutura rica para ser aproveitada. É o nosso Brasil governado por gestores incompetentes que não tem uma visão ampla de socialismo e desenvolvimento humana para os povos e regiões, sobretudo, as mais carentes de visão e atenção social. É o sofrido Nordeste que não se desenvolve porque o nosso povo sempre tido como a parte pobre do pais que não contribui com nada pelo fato de que, quem nós votamos para nos representar, não fazem o seu papel e muito menos inverte o voto que deve em dever humano para as regiões.
![]() |
Ex-prefeito Jorge Luiz |
Sobre o desenvolvimento da região de Canindé de São Francisco eu fico a lembrar-me do Ex-prefeito Jorge Luiz quando disse, em 2004 num discurso em praça pública e o reafirmou, na emissora de rádio Xingó FM, que “Canindé tem dinheiro para queimar tijolo..”. Tal afirmativa é procedente e dai perguntamos o por que da nossa região não ter se desenvolvido. Passados oito anos que arrecadou mais de 860 milhões Canindé não promoveu o índices sócias que necessitava para garantir um futuro digno a sua municipalidade e se desenvolver enquanto território referencial do Alto Sertão de Sergipe. O Eldorado de Sergipe, Canindé, profetizada em 1985 ainda não veio, não aconteceu e ainda esperamos acontecer. Felizmente o povo está se organizando social e politicamente para fazer frente a candidaturas fraudulentas que não tenham projetos para a evolução dessa sociedade e territorial. O povo que disse sim ontem foi o mesmo que dirá sim ou não amanhã testificando que a condução do município está no caminho certo.
Sujeira |
Uma gestão para dar certo é feita de homens com ideais inovadoras, boa qualificação, más, mais do que tudo, que sejam sensíveis à problemática social existente no município e nelas sejam partícipes conhecedores de tais situações. Nos gabinetes frios e tranquilos onde reina a burocracia e se aprofunda o “estado de frieza da alma”, repetida por todas as gestões anteriores, não se reverterá o quadro atual.
Uso indevido |
Canindé precisa de homens que atuem nas ruas, no campo e interagindo com a população lhes emprestando o ouvido e resolvendo as questões de suas comunidades. É preciso visão socialista, não precisa ser totalmente Markxista, contudo uma postura digna daqueles que tenham o pensamento de Madri Tereza de Calcutar, Delmiro Gouveia, do sergipano Augusto Franco e tantos outros que foram almas benfazejas. Uma nação de se faz de livros e homens, pensadores e trabalhadores, organizações e classe política em prol de um bem comum a todos.
Marco da CHESF |
O certo é que tal situação não pode continuar e a responsabilidade é de toda a sociedade. A justiça deve ter conhecimento da denúncia e responsabilizar ao Estado e Município em prol de uma solução. O local precisa ser interditado e urgente a fim de que providências sejam tomadas. Num campo de visão futura é interessante que o espaço seja aproveitado, tanto a Estação de Captação como o prédio do Projeto Xingó onde pessoas estão usando como morada sejam melhores aproveitados em nome da evolução de toda uma sociedade e região.
![]() |
Prefeito Heleno Silva |
O Novo prefeito Heleno Silva, assessorado por uma equipe de pessoas compromissadas com a transformação da realidade social local, precisa ficar a par de tais situações e pensar no aproveitamento do local para um bem social de todos.
É a nossa reflexão.
Obs. Todas as fotos da Estação de Captação são do blog Revista Canindé.
VAI PROCURAR SE INFORMAR PARA DEPOIS PUBLICAR AS COISAS. QUAL 20 ANOS DE DESATIVADA,QUEM VENDEU TODO OS EQUIPAMENTOS AINDA FUNCIONANDO A PREÇO DE FERRO VELHO FOI O EX GOVERNADOR JOÃO ALVES FILHO.E ELA PAROU DE FUNCIONAR EM 2005 DEVEDO AO ALTO CUSTO COM AS CONTAS DE ENEGIA ELETRICA.
ResponderExcluir