NOVIDADES
CARREGANDO...
quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Rosa Maria, ao apresentar Heleno Silva, contraiu responsabilidades iguais ou maior

Canindé de São Francisco/SEEm toda Canindé de São Francisco as pessoas se perguntam pela ausência da ex-prefeita Rosa Maria que deu direitos e assim contraiu responsabilidades. Quando o então Juiz da Comarca de Canindé, Dr. Luiz Fernando Luiz Lopes Dantas, empossou Heleno Silva e Avelar Fernandes Feitosa o selo dessa união estava consumado e as responsabilidades também. Artigo comentado. 
Adeval Marques 

Determinar os fatores que fizeram com que lideranças políticas de Canindé e outras figuras desse cenário apoiassem o projeto do deputado Heleno Silva em ser prefeito do município está ligado a um encadeamento de situações e comportamentos, contudo, o cenário apresentado na época não seria por si só a máxima para a ideia dessa transposição de poder. Era preciso que surgisse alguém do seio do povo, uma liderança que falasse sua língua, entendesse seus problemas e fosse capaz de representá-los e dizer qual o caminho a seguir. Essa figura era a ex-prefeita Rosa Maria que, observando sua imagem política bem aceita no município contraponha-se a situação que vivia na justiça. As demais representações de nomes dentro do seu grupo, pensava Rosa Maria e parte dos integrantes, poderia não ser páreo para enfrentar a aceitação que o ex-prefeito Orlando Porto de Andrade “Orlandinho” mantinha na época enquanto político. O percentual dessa aceitação de Orlandinho, e não da sua administração, galgava folgadamente os 70%. Parecia imbatível derrotá-lo nas urnas e o "tiro" haveria de ser certeiro.

Rosa Maria refleti, convoca o grupo e tece articulações consultando figuras da política local, a exemplo do vereador Adriano de Bomfim, e outros também. De soslaio ela observa e se orienta na escolha onde pensa em um possível candidato que pudesse vir a ser apresentado por ela e aceito pelo grupo.  

De longe, lá em Brasília/DF, não menos diferente que a mesma intenção de Rosa Maria, está o deputado Heleno Silva que se mantém conectado a tudo que possa lhe informar e fornecer subsídios para investir em campanha para prefeito no município e sabe que sem o apoio de um dos dois grupos, Orlandinho ou Rosa Maria, sua campanha estará perdida. Mesmo com potencial Heleno Silva sabe que precisa de “sustentabilidade” política e isso só quem garante é “somação”, “união”, “fidelidade” e “compromisso”. Todos esses critérios, talvez pensados por Heleno Silva em suas introspecções, estariam contidos na liderança Rosa Maria. Era só articular, estreitar as relações e ganhar a confiança do grupo, o que não demorou. 

Vieram às conversas, acordos e articulações e em fim Heleno Silva foi apresentado e aceito como o candidato a prefeito pelo grupo de Rosa Maria e apoiado por tantas figuras da política local. Desse ponto em diante vieram as convenções, as campanhas de ruas, as entrevistas, os embates e por fim o resultado das urnas que consagraram Heleno Silva e Avelar Fernandes Feitosa vitoriosos com o apoio da liderança Rosa Maria e toda união do seu grupo político. Rosa Maria teve grande responsabilidade sobre a vinda de Heleno Silva e mais ainda agora perante toda sociedade de Canindé de São Francisco. O presente e o futuro dirão que essa colação está certa e toda ação gera reação. 

O que de fato existe mesmo nos dias de hoje é um total desolamento em saber que “o povo elege mais não governa”. Se houve fatores que determinaram a mudança de poder no município um desse, forte por razão, chama-se o apoio de Rosa Maria que hoje se encontra distante do grupo, não incide em cobrar ao prefeito Heleno Silva que comece cumprir as promessas de campanha em sua terra tão dita como querida, em visitar o povo ou até mesmo usar dos microfones de alguma emissora de rádio e confortar a sociedade de que sua ausência se deve a fatores de ordem pessoal ou qualquer que seja. Seja lá como for Rosa Maria tem responsabilidade e tanto seu grupo como o povo de Canindé lhe cobra a presença e assuma também as responsabilidades da condução política administrativa e de grupo juntamente com Heleno Silva. Quem apoia e dá direito tem igual ou maior responsabilidade perante as ações e nisso reside o fato de ser líder, ou seja, “ônus e bônus” tem que ser dividido por quem de fato lidera. Talvez Heleno Silva esteja precisando de ajuda e, tendo dificuldade em desabafar, seja preciso que Rosa Maria se aproxime da situação e tente rever a rota em que o município e o grupo político esta indo. A pior das posturas é ficar distante de tudo e ver crescer os desentendimentos, a desunião e a crescente onda de problemas por pura falta do que foi proposto na campanha política: “Um Novo Tempo para Canindé”. 

Rosa Maria decide ou o tempo lhe cobrará, mesmo que exista esquecimento político, de alguma forma a História registrará sua valorosa participação e papel nesse processo dando o notório troféu de participativa ou de omissa e avessa na responsabilidade que tem perante todos que fazem parte de Canindé de São Francisco e seu futuro motor e intelectual. 

A responsabilidade de Rosa Maria é maior que a de todos: talvez Heleno Silva precise de ajuda 




6 comentários:

  1. Não serão aceitos comentários difamatórios, com baixo teor de escrita em exista a presença de palavras de baixo conteúdo "calão".
    Gratos pelos acessos e comentários.

    ResponderExcluir
  2. Só nunca lhe disse pessoalmente e talvez não o farei, mais a verdade é que lhe tenho em grande conta de escritor da nossa cidade e também gosto das suas reflexões. Quando você quer escrever pode se segurar que sairá algo digno de ser apreciado como esse seu escrito. Concordo com o gênero que você colocou dentro do artigo. Sou meio distante da política por razões obvias e não preciso me sustentar dela, mais lhe digo, o que você escreveu é de grande monta e verdadeiro. Parabéns Adeval Marque e muito orgulho de lhe ter como figura da nossa cidade. Não sou do seu intimo mais lhe admiro. Fé em Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o que dizer e me vejo sem as palavras que possam dar alguma resposta a seu comentário e, por faltar-me tais instrumentos, apenas agradeço com apreço e carinho pela postagem e de certa forma um pouco triste por não poder conhecer-te. De toda forma reitero com um abraço.
      Sinceramente emocionado até.

      Excluir
  3. Heleno Silva sabe muito bem o que está fazendo. Na verdade ele já excluiu quem lhe ajudou a chegar a vitória. Eu nao me enganei

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com nosso amigo anônimo quando diz: "mais a verdade é que lhe tenho em grande conta de escritor da nossa cidade e também gosto das suas reflexões. Quando você quer escrever pode se segurar que sairá algo digno de ser apreciado como esse seu escrito." Só acho que vc demorou muito em expor sua opinião, coisa que toda Caninde sabe e concorda com isto que vc escreveu acima. Talvez por alguns acertos políticos vc não quis se expor, mas agora desabafa! É isso aí mesmo.... Não se deve calar, as evidências falam por si!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um comentário que agradecemos. Veja e por obséquio entenda que não há "acerto" .
      Eu fiz parte de uma campanha da qual me dediquei e isso o tempo já consumou. Esse artigo é a realidade das ruas, do grupo que elegeu Heleno Silva e ultimamente estamos sendo procurados para assistir desabafos e, acredite, até orientação pelo fato de que ajudamos nessa campanha. Sem delongas...

      Meu muito obrigado pelo elogio e também pela critica.

      Grande abraço.

      Excluir

Copyright © 2013 Revista Canindé Direitos Reservados