NOVIDADES
CARREGANDO...
terça-feira, 15 de outubro de 2013

“A escola é uma Luz e os Professores o combustível.” – Homenagem aos Professores

Canindé de São Francisco/SE – Se eu pudesse voltaria no tempo só para dizer: "Muito obrigado". 
Adeval Marques

Guardo na tenra lembrança a imagem da escola e nela uma sala de aula entre amigos, carteiras escolares, um grande quadro verde na parede, gritos de outros infantis, a sirene que tocava para o recreio, mais, a lembrança mais forte ainda é das Professoras que me ensinavam. 

A chegada do livro didático era uma alegria. Lembro-me dos ensinamentos das contas de divisão, multiplicar, somar e subtrair. As aulas de português, ciências e história que obedeciam a uma programação escolar e apenas um professor era suficiente para nos ensinar até a quarta série. A professora era o centro do saber e do respeito.

De tantas professoras que eu tive duas delas me fazem ter saudades de voltar naquele momento e lhes beijar a face e com um longo abraço dizer o quanto elas foram especiais e importantes para a minha formação e personalidade enquanto cidadão. Isso se deve porque elas sempre se dedicavam um pouco mais as aulas fazendo com que aquele espaço fosse um lugar de debates e assim nós falávamos sobre tantos assuntos do dia a dia, conselhos, conduta, comportamentos, noções de valores e de respeitos tão importantes para a vida. Nossa personalidade se moldava com aquelas palestras das professoras que faziam, naquele momento, o papel dos meus pais, avós e tios. 

Foi numa discussões dessas em sala de aula que me despertou a ideia a curiosidade por tentar entender o por que das desigualdades sociais em nosso País já naquela época. Eu, que me encontrava com 14 anos de idade, via na minha cidade uma proliferação de mendigos nas ruas a pedirem esmolas e decidi levar o assunto para a classe. Lá, colocando a questão, a professora começou a nos questionar sobre o tema e todos os demais lançaram seus argumentos. Nessa época vivia-se num Brasil onde a ditadura militar era o regime de governo e até tínhamos aula de OSPB-Organização Social Política e Brasileira e era uma das matérias que eu gostava muito ate que, a professora, aquela dita velhinha que era marxista e não compactuava com o regime militar, abriu-me os olhos e jogou a culpa na falta de compromisso dos homens desse País, aliás e em grande parte, reinante até os dias de hoje. Outros debates seguiram nas aulas que vieram e um dia a professora foi chamada na diretoria onde recebeu uma advertência de que estava fazendo alienação e política na escola. Contudo, mesmo vigiada ela sempre chegava em meu ouvido e me dizia baixinho: “Não pare de sonhar por um mundo melhor”. Essa mensagem me faz sonhar até os dias de hoje e as chaves para abrir às “portas das prisões” quem me forneceu foram os professoras e em especial duas que ficaram no começo da minha vida e até hoje ocupam lugar especial.

Até hoje continuo sendo estudante, mais, aqueles primeiros momentos na sala de aula fizeram-me ser a pessoa que sou hoje motivado por esses Mestres insubstituíveis que a vida nos dá de presente e que quase sempre não valorizamos muito. Continuamos precisando muito do papel desses atores em nossas vidas.

Minha singela homenagem à todos os Professores que nos engradecem com seu papel de educadores com suas dedicações valorosas e inestimáveis. E numa frase digo: “A escola é uma Luz e os Professores o combustível.” Muito obrigado Professores!!

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2013 Revista Canindé Direitos Reservados