NOVIDADES
CARREGANDO...
terça-feira, 17 de setembro de 2013

Vereadores de Canindé fazem Moção de Apoio pela UFS em Poço Redondo

Canindé de São Francisco/SE – Os vereadores de Canindé de São Francisco decidiram apoiar, através de Moção de Apoio, a reivindicação do povo de Poço Redondo em pleitear para o seu município a implantação do Campus da UFS.  A Moção já seguiu para Brasília/DF onde uma comissão de vereadores, juntamente com o prefeito Roberto Araújo, estão reunidos com autoridades para fortalecer a solicitação. Veja o texto da Moção de Apoio na íntegra.
Adeval Marques

MOÇÃO Nº 01/2013
De 16 de Setembro de 2013

Os Vereadores abaixo assinado, no uso das suas atribuições legais e com fulcro no que dispõe o Art. 115 do Regimento Interno desta edilidade, vem propor a seguinte propositura: “Moção de apoio à implantação de um Campus da Universidade Federal no Município de Poço Redondo no Alto Sertão Sergipano.”

Com o advento da nova Constituição em 1988 e a promulgação e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em fins de 1996, novas perspectivas foram colocadas e sonhadas para a sociedade brasileira. A reconstrução de um sistema educacional de qualidade, equitativo e eficiente, trouxe novos e constantes desafios. A expansão é necessária, com qualidade, planejamento e equidade, este último, como imperativo para que o sistema responda às aspirações, necessidades e anseios da sociedade brasileira,representada pelos milhares de alunos que batem às portas das Universidades, procurando formação e informação.

Ensino Superior hoje em dia não é mais um diferencial, mas o indispensável início da preparação para sobreviver na “selva” do mundo capitalista. O ensino superior, além de possibilitar acesso a empregos mais qualificados, pode ampliar a visão do mundo.

Mas a realidade atual nos diz que de cada dez estudantes entre 18 e 24 anos que concluem o ensino médio no Brasil, apenas um consegue entrar na faculdade. Esses dados são de uma pesquisa do Ministério da Educação e Cultura (MEC), divulgada em 2006, sobre o drástico quadro da educação nacional que em pleno século 21 ainda se encontra entre os piores do mundo.

Logo, realizar as mudanças necessárias para oferecer a mais cidadãos a chance de uma melhor formação profissional passa, dentre diversos aspectos, a questão da gratuidade do ensino superior para aqueles que não dispõem de recursos financeiros para cursar uma Universidade. 

Assim urge que se empreenda um processo de interiorização do ensino superior, com o objetivo de ampliar a oferta de ensino superior publico para democratizar o seu acesso. E, consideramos esta medida como meio de formar e fixar recursos humanos qualificados no interior e permitir uma maior descentralização do conhecimento produzido, sempre com a preocupação de contemplar as vocações econômicas locais.

A instalação de universidades públicas nos municípios interioranos favorece a criação de pólos de desenvolvimento capazes de fixar populações no interior do país,reduzindo os fluxos migratórios e possibilitando a diminuição das desigualdades regionais.

O Município de Poço Redondo está localizado no Alto Sertão Sergipano no vale do São Francisco distancia - se 140 Km da capital Aracaju. Segundo dados do IBGE, possui hoje mais de 30 mil habitantes, sendo uma das maiores cidades em termos de área do estado sergipano.

A cidade tem suas principais fontes econômicas nos setores agropecuário, geradores de empregos e de mão de obra qualificada.A economia de Poço Redondo está sustentada na exploração agropecuária, tendo na agricultura de subsistência a exploração do milho e feijão. Sua economia está assim distribuída: 83% no setor agropecuário, 5% no setor de serviços, 3% no setor de comércio e 3% em outros setores.

O comércio é caracterizado por estabelecimentos de pequeno e médio porte, 90% funcionam basicamente com mão de obra familiar. É diversificado com oferta satisfatória dos produtos considerados essenciais.No setor industrial, conta com fábricas de queijos, iogurtes, gesso, tijolos, doces, bolos e fardamentos.No artesanato local, destacam-se o bordado manual em linhas e pedrarias, pintura, selas, biscuit, produtos de barro, palha, madeira e croché.Os serviços de comunicação estão a cargo da Oi e vivo com uma agência e posto dos Correios,O município conta com linha oficial de transporte, A rede bancária que atende ao município é composta pelo Banco do Brasil, Bradesco, casas lotéricas.

Em Poço Redondo setor de serviços cresce continuamente. São muitos estabelecimentos prestadores de serviços atuando em diversas áreas, tais como: profissionais liberais, estabelecimentos bancários, clínicas, transportes, vigilância, limpeza, educação, saúde, informática, vestuário, entre outros gerando empregos e aumentando a capacidade tecnológica e profissional.

Estes fatores, aliados à sua localização geográfica, sugere a implantação de um Campus Universitário da Universidade Federal, para qualificação pessoal, profissional e social da população que aqui reside, assim como de toda a região composta por municípios em desenvolvimento e alguns com índices de desenvolvimento social e humano muito baixos, cuja realidade somente mudará com educação de qualidade e gratuita.

O Campus será uma nova opção, com cursos diferenciados, dentro da vocação da nossa região e para atingir os representantes da comunidade que realmente necessitam. 

Deste modo, requerem, ouvido o Plenário, seja aprovada a presente Moção, a ser encaminhada ao magnífico reitor da Universidade Federal de Sergipe, 

Salsa das Sessões, 16 de Setembro de 2013.

Francisco de Assiz Oliveira Machado Eliel Caetano Torres, Presidente Vice-Presidente, Ivone Alves Feitosa Valdir Bento de Andrade, 1º Secretária 2º Secretário, Adriano de Santana Feitosa Luciano Ferreira da Silva, Vereadores Everaldo Nunes Lima, Joselildo Almeida do Nascimento, Manoel Paciência da Silva, Rildo Joaquim C. da Silva, Ronildo Beserra Rodrigues e o Secretário de Educação Orinaldo de Santana.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2013 Revista Canindé Direitos Reservados